Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Uma voz russa

por FH, em 27.03.18

2018

Meto conversa com V por causa das recentes eleições na Rússia. Ela tem dupla-nacionalidade e votou. Com entusiasmo, realça o nível de participação.
Comento a recondução de Putin e, talvez perante o vislumbre de um traço de ironia nas minhas palavras, V responde que votou nele e que a maioria das pessoas está muito satisfeita com a sua governação. O país tem-se desenvolvido muito e a pobreza tem vindo a diminuir. A seguir fala-me de como, para quem como ela tem acesso aos dois mundos, é escandalosa a desinformação que existe no ocidente acerca do que se passa no seu país. Há uma óbvia campanha anti-russa que não tem, muitas vezes, reflexo no que efetivamente se passa, dando-me o exemplo da guerra na Síria e referindo vídeos censurados pelas agências noticiosas ocidentais que demonstram o contrário do que tem sido noticiado. Não sei exatamente a que assunto específico se está a referir, mas não deixo de pensar na surpresa que constituiu para mim, no rescaldo das eleições americanas, a opinião negativa de muitos americanos acerca de Obama, uma vez que, pelo que lia nossos jornais, aquele parecia ser consensualmente considerado um grande presidente. Também noto que disse anti-russa e não anti-Putin, o que é muito interessante e diz alguma coisa acerca dos sentimentos dos cidadãos, que muitas vezes são tomados como reféns de um ditador quando, na verdade, sentem os ataques ao seu presidente como um ataque à nação e, por arrasto, a eles proprios.
Após nos despedirmos, redobro a certeza acerca do poder da imprensa: é preciso ter sempre reservas acerca do que se lê, ouve e vê quando não se está por dentro dos assuntos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 10:49


2 comentários

Imagem de perfil

De ipgines a 27.03.2018 às 21:40

Gosto muito de conversar com pessoas por causa disto. Não há nada melhor e mais esclarecedor. As notícias são cada vez mais controladas, censuradas e parciais.
Ainda assim, a opinião de uma pessoa pode não demonstrar a de tantas outras que, se calhar, não têm voz.
Imagem de perfil

De Narciso Baeta a 29.03.2018 às 10:16

“Mesmo no mais alto trono do Mundo, estamos sempre sentados sobre o nosso rabo” – Montaigne

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D