Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Irmão de Gelo, Alicia Kopf

por FH, em 23.05.18

Neste primeiro romance de Kopf, vencedor de um prémio em Espanha, a protagonista, licenciada em arte, fala sobre si, sobre o seu irmão mais velho, que tem um atraso mental, sobre a mãe, que trata do irmão, sobre o pai, que se divorciou da mãe quando a protagonista ainda era miúda, e sobre o gelo.

Enfim, mais uma jovem mulher a braços com traumas familiares. Neste caso, uma cujo sentido de humor é nulo e que se leva demasiado a sério. Naturalmente é o centro do mundo e quando não é, chora-se. Vai alternando  os resultados das suas pesquisas sobre icebergs e expedições aos polos, com que a autora tenta, sem sucesso, fazer o paralelo com a natural indiferença do irmão pelo que o rodeia, com as suas transições femininas, com os habituais homens fracos por quem se vai apaixonando e com as habituais queixas geracionais acerca da falta de oportunidades.  

Escrito de modo competente, com rasgos formais interessantes, principalmente quando fala sobre o gelo, Kopf poderia encontrar em vários escritores portugueses quarentões, como Tordo, Peixoto ou mãe, outros eternos adolescentes afetivos com quem criar um clube de gente intelectualmente grave ou uma banda de garagem que, preferencialmente, tocasse os seus temas lamurientos, todos vestidos de preto e comparando tatuagens, com a porta fechada.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 20:28


1 comentário

Imagem de perfil

De P. P. a 23.05.2018 às 23:31

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D